O debate sobre a obrigatoriedade de agrupar jogadores como parte do progresso em MMOs continua aquecido. Com o lançamento de New World: Aeternum para consoles e PC, a Amazon está promovendo a jogabilidade solo como um dos principais atrativos do jogo. A mudança para permitir que os jogadores joguem sozinhos reflete uma tendência que vem se consolidando no desenvolvimento de MMOs, mas nem sempre foi assim.
Quando New World foi lançado em 2021, as missões principais da história exigiam que os jogadores formassem grupos para enfrentar masmorras, conhecidas no jogo como Expedições. Essa necessidade de agrupar, porém, acabou afastando muitos jogadores, que simplesmente desistiram do jogo ao se deparar com essa barreira. Um exemplo marcante foi a Expedição Amrine, onde muitos jogadores abandonaram o jogo ao se depararem com a exigência de formar grupos.
A queda no número de jogadores durante essas fases de agrupamento forçado chamou a atenção da equipe de desenvolvimento da Amazon Games. Com isso, eles começaram a reformular o sistema de progressão do jogo para torná-lo mais acessível para quem prefere jogar sozinho. Essa tendência não é exclusiva de New World — outros MMOs também vêm flexibilizando suas exigências de agrupamento.
Final Fantasy XIV e World of Warcraft, por exemplo, sempre foram conhecidos por seus conteúdos de grupo, como masmorras e raids, que exigiam que os jogadores formassem equipes para avançar na história. No entanto, com o tempo, ambos os jogos introduziram formas de jogar esses conteúdos de maneira solo, como o sistema de Suporte de Dever em FFXIV e os Delves solo no conteúdo de fim de jogo de The War Within.
Ao longo da evolução dos MMOs, o conteúdo em grupo foi essencial para o progresso dos jogadores. No entanto, com o aumento do interesse em jogabilidade solo, até os MMOs mais voltados para o cooperativo se ajustaram para atender a essa demanda. Mesmo jogos como Embers Adrift, que inicialmente se orgulhavam de oferecer conteúdo exclusivamente para grupos, acabaram adaptando sua estrutura para permitir mais liberdade solo.
O que antes era visto como o cerne da experiência de um MMO — agrupar-se com outros jogadores e criar laços enquanto se supera desafios juntos — vem se transformando. Para muitos jogadores, o prazer está em explorar o mundo por conta própria, enquanto para outros, a essência do MMO ainda está no trabalho em equipe e nas amizades formadas no processo.
Em New World: Aeternum, apesar de o jogo permitir bastante conteúdo solo, os desenvolvedores não abandonaram completamente o conceito de multiplayer. O conteúdo de endgame inclui um novo raid para 10 jogadores e uma zona PvP de mundo aberto, voltados para experiências multijogador. Esses elementos mostram que o jogo ainda valoriza a colaboração entre jogadores, mesmo que o foco geral tenha se deslocado um pouco para o solo.
A grande questão é: MMOs devem forçar o agrupamento para manter a identidade do gênero ou devem se adaptar a essa nova tendência de oferecer alternativas solo? É possível que ambos os estilos coexistam, mas os desenvolvedores precisam encontrar um equilíbrio entre esses dois extremos.
Melhorando a Conexão em MMOs com NoPing
Independentemente de você jogar solo ou em grupo, ter uma conexão estável é fundamental para uma experiência fluida em MMOs. Problemas como ping elevado, lag, perda de pacotes (packet loss), jitter e desconexões podem prejudicar a jogabilidade, especialmente em momentos decisivos, como raids ou batalhas PvP. O NoPing surge como uma solução para esses problemas, otimizando sua conexão e proporcionando redução significativa de ping, aumento de FPS e resolução de problemas de packet loss e jitter. Seja você um jogador solo ou amante de aventuras em grupo, o NoPing garante uma experiência de jogo mais suave e sem interrupções.
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