Os jogadores de Final Fantasy XIV estão em uma encruzilhada enquanto aguardamos ansiosamente pelo lançamento de Dawntrail, oferecendo uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a expansão Endwalker.
Endwalker foi amplamente aclamado por sua narrativa complexa, masmorras envolventes e a inovadora interação entre jogabilidade e história. No entanto, há um ponto específico em Endwalker que precisa ser abordado: os Lopprits. Muitos jogadores expressaram frustração com esses personagens, mas, ao reconsiderarmos, percebemos que essa reação é exatamente o que os desenvolvedores pretendiam.
Os Lopprits foram projetados para causar frustração propositalmente. Eles representam uma arte massiva de frustração intencional na narrativa, e o fato de muitos jogadores ficarem irritados com eles mostra que essa estratégia funcionou perfeitamente.
Dissonância Ludonarrativa e a Missão dos Lopprits
Um termo de crítica de jogos que se aplica aqui é a “dissonância ludonarrativa”, onde a urgência da narrativa do jogo não corresponde exatamente à jogabilidade. Um exemplo clássico seria enfrentar um grande vilão sem os itens adequados e, em vez de correr para salvar o mundo, você se vê realizando tarefas mundanas para estar preparado.
Os Lopprits jogam essa situação para você. A desaceleração tonal intencional da trama é evidente – eles são fofos e reconfortantes, mas surgem em momentos de extrema angústia intergaláctica. Você quer sair da lua porque o mundo está em perigo, mas eles não deixam até que você aceite suas tarefas, criando uma sensação de frustração propositada.
A Importância dos Lopprits na Narrativa
O arco dos Lopprits não é apenas uma pausa cômica, mas uma reflexão sobre os temas de poder, esperança e desespero em Endwalker. Eles representam uma resignação a um destino maior, uma aceitação de que seu despertar significa destruição e que a humanidade deve sobreviver de uma forma higienizada.
Moralmente e como jogador, você é desafiado a romper com essa atitude predestinada, enfrentando a frustração de lidar com tarefas aparentemente triviais enquanto tenta salvar o mundo. Essa narrativa foi escrita para irritar, mas também para provocar uma reflexão mais profunda sobre os sacrifícios e escolhas em tempos de crise.
Reflexões Finais e Preparação para Dawntrail
Ao refletir sobre Endwalker, é interessante ver como os desenvolvedores usaram os Lopprits para quebrar o ímpeto da história de forma intencional, oferecendo uma pausa necessária após os eventos intensos que culminaram na derrota de Zodiark. Embora essa mudança de ritmo tenha sido frustrante para muitos, ela proporcionou um alívio cômico e uma oportunidade de explorar mais a fundo a lua antes de avançar na trama.
Com a chegada de Dawntrail, podemos esperar novos desafios e, talvez, um equilíbrio melhor entre urgência narrativa e jogabilidade.
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