O mundo dos MMOs é vasto e em constante evolução. No entanto, assim como nossos personagens favoritos, alguns mundos online eventualmente desaparecem. Hoje, revisitamos alguns dos melhores MMOs que foram encerrados. Esses jogos, apesar de seu fim prematuro, deixaram uma impressão duradoura nos jogadores, e muitos acreditam que mereciam uma segunda chance para brilhar.
WildStar
WildStar, desenvolvido pela Carbine Studios e publicado pela NCsoft, sofreu um destino infeliz ao ser encerrado principalmente por motivos financeiros e pela queda na base de jogadores. Com um estilo artístico único, combate dinâmico e eventos inovadores, o jogo inicialmente gerou entusiasmo, mas enfrentou dificuldades para manter uma população de jogadores sustentável.
Lançado com um modelo de assinatura em um período em que os MMOs gratuitos estavam em alta, WildStar não conseguiu ganhar tração suficiente. Embora os desenvolvedores tenham se esforçado para resolver problemas e melhorar o jogo, ele não alcançou a viabilidade financeira necessária e foi encerrado em novembro de 2018.
The Matrix Online
A franquia Matrix, conhecida por seus efeitos visuais inovadores e temas profundos, inspirou o MMORPG The Matrix Online. Apesar da premissa promissora, o jogo lutou para manter os jogadores engajados devido à falta de atualizações significativas e expansões de conteúdo.
Mudanças de propriedade e a diminuição da base de jogadores limitaram o crescimento do jogo. Lançado com muitos seguidores, The Matrix Online viu sua base de jogadores ativos diminuir significativamente ao longo do tempo, levando ao seu encerramento em 2009.
EverQuest Online Adventures
EverQuest Online Adventures (EQOA), um spin-off de console do popular MMORPG para PC EverQuest, foi fechado em 2012. Embora tenha criado um nicho no PlayStation 2, fatores como o mercado limitado de MMOs em consoles e a evolução dos jogos online contribuíram para seu fim.
O hardware do PS2 limitou o escopo do EQOA comparado ao seu equivalente para PC. A base inicial de jogadores, atraída pela familiaridade com o nome EverQuest, pode ter migrado para outras experiências mais modernas, dificultando a atração de novos jogadores.
Warhammer Online: Age of Reckoning
Warhammer Online: Age of Reckoning foi encerrado principalmente devido ao término do contrato de licenciamento com a Games Workshop, criadora do universo Warhammer Fantasy. Sem os direitos de uso do IP, a Mythic Entertainment não poderia continuar operando o jogo.
O entusiasmo inicial e um forte lançamento não foram suficientes para manter o número de jogadores. À medida que os jogadores diminuíam, tornou-se difícil manter o jogo, e a Mythic Entertainment encerrou suas operações.
Star Wars Galaxies
Star Wars Galaxies, conhecido por sua jogabilidade sandbox e sistema de crafting complexo, teve seu fim ligado à licença da Sony Online Entertainment com a LucasArts, que expirou em 2011. Sem um acordo renovado, o jogo foi descontinuado.
A evolução do mercado de MMOs em 2011, com jogadores buscando experiências mais simplificadas, dificultou a atração de um público grande o suficiente para manter o Star Wars Galaxies sustentável.
City of Heroes
City of Heroes, publicado pela NCsoft, foi encerrado em 2012 devido a um “realinhamento do foco da empresa e do suporte editorial”. Embora a explicação tenha sido vaga, em 2019, o código-fonte do jogo vazou, permitindo a criação de servidores privados pelos fãs. Um desses servidores, City of Heroes Homecoming, chegou a um acordo oficial com a NCsoft para operar o jogo, oferecendo uma segunda chance para este querido MMO de super-heróis.
Esses MMOs, entre outros, deixaram um impacto duradouro nas comunidades de jogadores e são lembrados com carinho por aqueles que apreciaram suas experiências únicas. Embora não fossem perfeitos, tinham um grande potencial e, infelizmente, foram encerrados antes de alcançar seu verdadeiro auge.
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